Semana Anterior

Próxima Semana

  

DESENVOLVIMENTO FETAL: seu bebê deve estar começando a se posicionar para nascer. Leia sobre as posições e como elas podem influenciar o tipo de parto que você terá.

---

A Apresentação do Bebê

A observação da apresentação do bebê, isto é, da parte do corpo do feto que está mais próxima à saída pelo colo uterino, só se torna importante depois de 34 semanas. Nessa ocasião, a cabeça do bebê deverá estar situada na porção inferior do útero. Se as nádegas descem primeiro, o bebê estará “sentado”. O médico então, tenta girar o bebê no interior do útero para coloca-lo na posição adequada.

Apresentações: Apresentação Normal (longitudinal e cefálica); Apresentação de Nádegas (o bebê está sentado no útero); Apresentação Transversal ( bebê está atravessado no útero)

--- 

As Posições do Bebê

No interior do útero o bebê está dobrado de um modo característico, com os braços e as pernas fletidos sobre o corpo. A posição do bebê costuma ser longitudinal, mas ele pode apresentar-se em posição transversal ou oblíqua. A apresentação do bebê refere-se à parte que aparece na região inferior do útero, por onde ele deverá sair. Quando ele está em posição normal, é o topo da cabeça que aparece, na apresentação cefálica. Se a cabeça do bebê estiver na região superior do útero, são as nádegas que aparecem, na apresentação de nádegas ou sentada. Quando o bebê está em posição transversal ou oblíqua, é um dos ombros que se apresenta. Por vezes, a cabeça pode estar jogada para trás produzindo a apresentação de face. A apresentação de nádegas é a mais encontrada durante o pré-natal. Muitas vezes, apresenta-se assim até 34 semanas, e nesta ocasião se desloca para a posição cefálica.

Quando não se acomoda, é porque suas pernas estão estendidas, e isso impede a rotação.

Ao encontrar uma apresentação de nádegas depois das 34 semanas, o medico tenta girar o bebê cuidadosamente. Esta manobra ode ser feita sem qualquer risco para o bebê e, se for bem sucedida, evita o parto de nádegas. Nos casos em que as tentativas falham at’as 36 semanas, não se insiste mais, procurando-se a melhor solução para o parto.

Se a cavidade pélvica da gestante é pequena ou s ela apresenta outras complicações, como uma toxemia ou uma história obstétrica com  problemas, a melhor solução será realizar uma cesariana. As apresentações de ombro e de face em geral só se notam no momento do parto, complicando-o consideravelmente. As apresentações de ombro costumam exigir uma cesariana, mas a maior parte das apresentações de face pode ser resolvida pela via normal.

---

Mudanças no seu corpo

Varizes da Vulva: às vezes, aparecem varizes na vulva, no final da gravidez, isoladas ou associadas às varizes das pernas. São mais aparentes quando você fica em pé durante algum tempo e provocam uma sensação desagradável e dores. O descanso é o único tratamento. Após o parto, desaparecem sem precisar de nenhum tratamento.

Hemorróidas: são varizes situadas à entrada do ânus, que às vezes ocorrem no final da gravidez. São extremamente desagradáveis,  principalmente após o parto quando atingem seu volume máximo. Costumam piorar quando você fica muito tempo em pé, melhorando quando você se deita. Se houver prisão de ventre, o quadro se agrava, pois podem ocorrer hemorragias se as fezes estiverem muito duras. Seu médico deve estar a par da situação a fim de orienta-la sobre o melhor procedimento ou se há necessidade de consultar um especialista.

---

Preparando a chegada do bebê

É importante que o quarto do bebê tenha uma temperatura agradável, nem muito quente, nem muito fria. Em períodos de muito frio usar aquecedor, com o cuidado de manter a umidade do ar através de um copo com água colocado próximo ao aquecedor ( para aqueles aquecedores sem umidificador). Cuidado para não superaquecer o quarto. Da mesma forma, em períodos muito quentes, pode ser utilizado um ventilador, tomando-se o cuidado para que o vento não atinja diretamente a criança.

A esta altura, já deve estar quase tudo pronto para a chegada do bebê. Então, já dá  para pensar nos detalhes finais: enfeite da porta para a maternidade, lembrançinhas para as visitas, álbum de fotos e de recordações, comprar filme para a máquina fotográfica e para a filmadora ( caso você tenha uma ou vá pegar emprestado de alguém). Se possível, deixe tudo no mesmo local do de sua mala e da do bebê, para facilitar sua saída e evitar que fique algo para trás.

topo


Leia mais...

As posições
do bebê

Mudanças
no seu corpo

Preparando
a chegada
do bebê

E o Futuro
do Seu
Bebê?

Comece desde
já a planejá-lo!


 

 

[HOME] [E-MAIL] [SEMANA A SEMANA] [MÉDICOS&CLÍNICAS] [SEXO] [DIETA] [PARTO] [EXAMES] [SAÚDE]
[ENXOVAL] [EXERCÍCIOS] [HORÓSCOPO] [NOMES] [TESTES]

copyright©2000 by CompuClass Informática Ltda