Semana Anterior

Próxima Semana

  

Se você possui um ciclo menstrual regulado, é provável que você comece a desconfiar que está grávida neste momento, que corresponde a terceira semana após a ovulação ou a quinta semana após o primeiro dia da última menstruação, coincidindo com a data esperada de sua menstruação.

Para saber quando realmente começou a sua
gestação, clique aqui.

---

EXAMES: Entre a quinta e a sexta semana, recomenda-se a realização de uma ultra-sonografia para confirmar a gestação e o local de implantação do embrião. Consulte seu médico. (Clique aqui para maiores informações).

DIA-A-DIA: O nascimento de uma criança deve possibilitar também o surgimento de uma família, onde pai e mãe conheçam seus papéis e suas responsabilidades.

DIAGNÓSTICO DE GESTAÇÃO: O diagnóstico pode ser clínico, laboratorial e ultra-sonográfico:

  • No diagnóstico clínico, o médico vai examiná-la, observando diversos sinais denunciadores da gestação.

  • O diagnóstico laboratorial é baseado no encontro do hormônio HCG (gonadotrófico coriônico) na urina ou no sangue materno.

  • O diagnóstico ultra-sonográfico, possibilita com grande precisão, o diagnóstico de gravidez nas duas primeiras semanas de falha menstrual.

---

Sintomas e Sinais de Gravidez

A constatação da gravidez é uma das situações em que é mais comum ocorrer um erro de diagnóstico, principalmente se você tiver um ciclo irregular. A gestação pode ser diagnosticada através de exames laboratoriais, exames clínicos e exame ultrassonográfico. Assim que você desconfiar que está grávida, procure seu médico a fim de que ele possa examiná-la (toque vaginal) e pedir exames que confirmem seu estado e verifiquem o perfeito desenvolvimento do bebê no útero.

Seu corpo passará por inúmeras alterações a fim de fornecer ao bebê tudo que ele necessita.

Fique atenta aos seguintes sintomas:

Desaparecimento da menstruação: para a mulher que tem períodos menstruais regulares, a falta de uma menstruação é um sintoma marcante. No caso de você ter ciclos muito irregulares, pode levar algum tempo até que você sinta falta deles.

Não é possível ter ciclos normais, se você estiver grávida. O que pode acontecer é que muitas vezes, ocorrem pequenas hemorragias durante os três primeiros meses gestacionais que são bem semelhante  a menstruação podendo confundi-la. Essas perdas de sangue são na verdade, ameaças de aborto.

Seios aumentados e sensíveis: é comum que os seios aumentem e tornem-se doloridos antes da menstruação. isto fica mais evidente quando se engravida. Ao longo da gestação, pode escorrer um líquido amarelado de seus mamilos. Este líquido é o colostro, que será o primeiro alimento do bebê ao nascer, até que seu leite desça completamente.

Enjôos: nem todas as gestantes sentem este desconforto inicial da gestação, mas de um modo geral, as náuseas e os vômitos são sinais marcantes neste período. A náusea ocorre com mais freqüência de manhã, quando o nível de açúcar no sangue está baixo.

Cansaço: no início da gestação é normal que você se sinta mais cansada, com sono e mole.

Micturição: a gestante sente mais sede e por isso ao ingerir mais líquidos, sente mais vontade de fazer xixi. Além disso, ao longo da gestação, com o aumento do útero, a bexiga ficará mais comprimida, construindo também para que sus idas ao banheiro sejam mais freqüentes.

Corrimento Vaginal: pode aparecer um ligeiro corrimento vaginal, sem irritação nem purido, que não é causado por infecção. É o resultado de um aumento das secreções vaginais normais.

Pigmentção: durante a gestação, a pele dos mamilos torna-se castanha, devido a um aumento de pigmentação local. Há também,  um aumento de pigmentação ao longo de uma linha que vai do púbis até o umbigo. Em algumas mulheres, há um aumento de pigmentação na face também.

Essa pigmentação costuma desaparecer por completo ao final da gestação

>>volta
---


Resultado Positivo:
O Início de Tudo.

Mais do que uma confirmação para a falta do ciclo menstrual, o resultado positivo para um exame de gravidez é um passaporte para um mundo desconhecido e repleto de emoções onde cada dia será diferente. Perpetuar a existência, dar continuidade à família, ver um ser crescer a partir de um ato de amor e desfrutar de todos os segundos desse desenvolvimento é um processo maravilhoso para os pais, e sobretudo para as mães, pois somente elas podem sentir cada passo desse maravilhoso período que dura em torno de 40 semanas, dentro de seus ventres.

Desde o momento que se confirma a gravidez, já s começa a sonhar com a chegada do bebê;  imaginar como será seu rostinho e indagar com quem se parecerá mais; a planejar os detalhes para sua chegada e até sua vida.Esse sentimento d superproteção tão conhecido dos papais corujas parece não conhecer as fases de desenvolvimento de uma sementinha que necessita de todo um processo para crescer e amadurecer: parece que sempre esteve pronto no fundo da alma e foi somente despertado, encontrando-se pronto para receber o(a) tão amado(a) filho(a).

Lembre-se que por mais maravilhoso que seja ter um filho, isso não pode significar abdicar da vida pessoal e conjugal em função da criança. Não passe a planejar só em cima dos sonhos e aspirações de seu filho esquecendo dos seus;.quanto mais feliz e realizada você for, mais será seu filho.

Portanto, por mais ansiosa que você fique ao saber que vai ser "Mãe", procure diminuir o ritmo, se cuidar  dar um passo a cada dia. De nada adianta sair correndo para resolver todos os detalhes nas primeiras semanas. de certo que são muitos, mas você disporá de tempo suficiente para preparar tudo com muito carinho e curtindo cada detalhe.

A proposta dessa agenda é auxilia-la a planejar e organizar esse momento tão sublime de sua vida. Esse trabalho é fruto de pesquisas feitas em diversos segmentos que são do interesse de uma futura mamãe como você.

Boa Sorte nessa nova jornada!

topo
---


Leia mais sobre...

Diagnóstico
de Gestação

Sintomas
e sinais da 
gravidez

Resultado
positivo:
o início de
tudo

Saúde:
O desconforto dos primeiros meses

Saúde:
Sobre a
Vitamina D

Dieta:
Os cuidados com a alimentação desde o início da gestação


 

 

[HOME] [E-MAIL] [SEMANA A SEMANA] [MÉDICOS&CLÍNICAS] [SEXO] [DIETA] [PARTO] [EXAMES] [SAÚDE]
[ENXOVAL] [EXERCÍCIOS] [HORÓSCOPO] [NOMES] [TESTES]

copyright©2000 by CompuClass Informática Ltda